Em 2019, eu tive a oportunidade de conhecer o serviço do site airKitchen, que, como o próprio nome sugere, é uma plataforma tipo Airbnb mas só para aulas de culinária, aqui no Japão.

A ideia é aprender receitas diversas com pessoas que moram aqui, não necessariamente profissionais da cozinha. Com a oferta de mais de 700 experiências diferentes (hoje, em 2024, são mais de 2300!), achei que seria difícil escolher uma aula. Mas, logo na primeira página, uma atividade me chamou atenção: Japanese Mother’s Cooking, com a Naoko.

Longe da comida da minha mãe já faz uns meses, não resisti. Fiz a reserva pelo próprio site, que funciona de um jeito muito parecido com os sites de hospedagem: escolhemos a data e fazemos o pagamento com cartão de crédito. Em questão de minutos, a confirmação chegou por email.

Naoko abriu as portas da sua casa, localizada num bairro central de Tóquio, para prepararmos juntas o jantar. Ela fala inglês, assim como os anfitriões das outras aulas, mas preferi que ela conduzisse a aula em japonês para que eu pudesse praticar.

Eis o menu da noite:


– missoshiru (sopa feita a base de pasta de misso)
– gohan (arroz japonês)
– tamagoyaki (omelete estilo japonês)
– frango teriyaki
– acompanhamentos: conservas e espinafre cozido (já preparados)
Destaque para o delicioso frango teriyaki: no molho, colocamos shoyu, mirin, açúcar e saquê

Apesar de já estar familiarizada com todos esses pratos, aprendi muita coisa – claro, cada mãe tem seu segredinho! Naoko-san, por exemplo, preocupada com a alta concentração de sódio no missô industrializado, faz em casa sua própria pasta de soja fermentada, num processo que leva cerca de seis meses.

Outro segredo de Naoko é cozinhar o arroz numa panela de cerâmica (Foto: Piti Koshimura/Peach no Japão)
Gohan preparado assim não tem igual!

Uma das etapas mais divertidas foi fazer o tamagoyaki – o omelete feito com finíssimas camadas enroladas. O ponto mais importante na execução desse prato, considerado um dos mais difíceis da culinária japonesa, é que as camadas fiquem imperceptíveis ao ver o omelete cortado.  

Tamagoyaki: até que não fiz feio na minha primeira tentativa!

Mais especial ainda foi poder fazer parte da rotina de uma casa. Depois de prepararmos os pratos, sentamos à mesa junto com o marido de Naoko, que tinha acabado de voltar do trabalho. Comemos uma comida caseira deliciosa, conversamos, demos risada – como se eu estivesse com a minha própria família.

Naoko e Shin: meus anfitriões desta super experiência 🙂

Obrigada airKitchen por esta experiência incrível!

Obs: Este post contém links afiliados, o que significa que se você usar esses links para fazer a sua reserva, o blog recebe uma pequena comissão sem que isso encareça a sua experiência! 🙂

Se você está planejando sua viagem pelo Japão e quer dicas de experiências e orientações práticas, dá uma olhada no meu serviço de consultoria de viagem!