Estando no Japão como turista é importantíssimo ter acesso à internet para poder checar o endereços dos lugares, traçar rotas e consultar o itinerário de trens – sem contar, claro, dar aquela atualizada no grupo da família e compartilhar em tempo real o lámen maravilhoso que você está provando.

Aqui vão as soluções mais comuns para se manter conectado numa viagem pelo país. Vale dizer que o foco do post é turismo já que, para quem vem morar, os critérios mudam um pouco.

Plano global da sua operadora no Brasil

Se o seu plano de dados no Brasil (ou no país onde mora) já inclui o uso de dados no mundo todo, essa é uma ótima opção. Se não for o seu caso, siga para as próximas dicas.

SIM Card de dados

É uma opção que pode ser providenciada ainda no Brasil, com agências, ou comprada já em solo japonês, seja nos aeroportos ou nas grandes lojas de eletrônicos como Bic Camera ou Yodobashi Camera. Se quiser cotar em agência, corre pro fim do post que deixo uma indicação!

E-SIM: Airalo funciona no Japão?

Airalo é um e-SIM, ou seja, funciona como um SIM card, mas tudo é feito de forma online, desde a compra até a ativação. Não é necessário, então, colocar um chip físico no celular e sua rede funciona bem no Japão.

Tenho um cupom de desconto na Airalo: PRISCI9701

Obs: É importante se certificar antes se o e-SIM é compatível com o seu aparelho.

Roteador portátil (pocket wi-fi)

O roteador wireless é um aparelhinho pequeno e leve – daí vem seu apelido “pocket wi-fi”. Sua grande vantagem é que permite a conexão simultânea de até 10 aparelhos, ou seja, o aparelho pode ser dividido entre o casal, amigos e família, contribuindo para a economia dos custos da viagem. Outra vantagem é que, se você gosta de viajar com tablet ou com computador, não vai ficar dependendo de wifi dos lugares para poder trabalhar ou fazer consultas.

A autonomia da bateria é de 8 a 10 horas com o aparelho ligado direto. Se for passar mais tempo na rua, é bom ter um daqueles carregadores portáteis ou deixar o roteador desligado nas horas em que ele estiver sendo usado.

As vantagens do pocket wi-fi em relação ao SIM card são:

  • Não precisa tirar o seu chip do celular
  • Pode ser compartilhado entre um grupo, permitindo uma certa economia nos custos gerais da viagem
  • É super fácil de se conectar à rede, basta inserir a senha (não requer instalação, como no caso do chip)

Em relação às desvantagens:

  • É preciso carregar a bateria no fim do dia
  • Deve ser devolvido ao final da viagem – mas isso não chega a ser um perrengue porque as agências costumam deixar um envelope prontinho para ser depositado em qualquer caixa de correio, inclusive dentro do aeroporto 

Pocket wi-fi, modelo de roteador de Internet portátil super prático para usar no Japão (Foto: Piti Koshimura / Peach no Japão)

Em que agência alugar o pocket wifi ou comprar o SIM card do Japão?

Tenho parceria com a WTB, agência em São Paulo especializada em Japão. Lá, vocês podem conversar com a Hiromi Kawasaki, uma expert em viagens pelo Japão que cuida há muitos anos dos meus clientes e leitores. Preencham o formulário abaixo, que vai direto para o email da Hiromi.

Ah, se falarem que viram a indicação aqui no blog, ela consegue dar descontos em alguns dos serviços e eu recebo uma pequena comissão! Todos ganham 🙂 

 

E se você está planejando sua viagem pelo Japão mas está com muitas dúvidas, dá uma olhada no meu serviço de consultoria de viagem 😉