Sempre que nos perguntam qual a melhor época para conhecer o Japão respondemos sem hesitar que é a primavera. A florada de sakura é mágica e inesquecível. Mas temos muitos amigos que preferem o outono (a Piti é uma delas!) e concordamos que também vale muito a pena visitar o Japão nesta época (só não venham no verão, opinião pessoal).
Diferente da florada de sakura, que dura poucas semanas e tem data de início sempre incerta, as cores do outono são mais duradouras, aumentando a chance de apreciar as belas paisagens formadas pelos tons de vermelho e amarelo.
Um destino próximo de Tóquio que sempre recomendam é Nikko – sobre o qual a Piti já deu ótimas dicas de como aproveitar o outono. Mas não tivemos sorte pois quando chegamos por lá ainda estava tudo verde. Então partimos para Karuizawa, distante a apenas pouco mais de 1 hora de Tóquio via shinkansen (trem-bala), sendo super acessível para um “bate-e-volta”, especialmente para aqueles que têm o JR Pass.
Karuizawa fica na província de Nagano, região montanhosa e de clima frio. Muitos políticos e artistas japoneses possuem casas de campo por lá, fugindo do calor do verão. Na época que fomos havia turistas mas não tanto quanto em Nikko.
Porém, como a cidade está sendo palco da atual temporada do reality show Terrace House, talvez esteja ganhando mais popularidade e atraindo mais turistas. Na época que fomos eles já estavam gravando os episódios mas nem imaginávamos que a nova temporada seria por lá.
Quando chegamos, achamos a cidade bem diferente das outras que já visitamos pois ela tem um ar mais europeu e não tão oriental. As casas são enormes com terrenos gigantescos, fugindo do padrão japonês. Pouco antes de irmos embora ficamos sabendo que a cidade irmã de Karuizawa é Campos do Jordão. E o engraçado é que assim que descemos do trem falamos um para o outro que a cidade lembrava um pouco o clima de lá.
De um lado da estação fica um enorme outlet, interessante para aqueles que gostam de fazer compras, mas o que mais gostamos foram as lojinhas com produtos feitos em Karuizawa como conservas, geléias e compotas de frutas. A de maçã com manteiga é imperdível.
Do lado oposto fica a parte mais turística. As ruas ficam todas coloridas por tons de vermelho e amarelo. Até o banheiro público fica deslumbrante no meio das folhagens vermelhas.
Próximo do centro fica o Kumoba Pond, que no outono vira uma pintura ao ar livre. É realmente deslumbrante.
Uma grande surpresa que tivemos foi ao passar na frente de um café-restaurante chamado Natural Cafeína, que tinha um menu do lado de fora indicando “moqueca” como almoço do dia . Ficamos tão curiosos que resolvemos entrar e logo fomos atendidos pelo Keitaro-san, o barista proprietário, e numa longa conversa ele nos contou que já tinha ido ao Brasil algumas vezes e visitado muitas cidades. No final do almoço conhecemos a simpática Siméia, esposa do Keitaro-san.
Brasileira, ela é quem cuida da cozinha dando o toque verde e amarelo no cardápio, preparando uma moqueca muito boa e um exótico karê com café expresso bem gostoso.
E ainda deu para matar a saudade do açaí.
Na hora de ir embora, eles nos perguntaram se já tínhamos visitado o observatório chamado Usui Tōge, que fica na divisa de Nagano com Gunma, e de onde é possível avistar o Monte Asama e outras montanhas da região.
Como ficava um pouco distante e estávamos a pé eles fizeram questão de nos levar até lá. Ficamos muito agradecidos pela gentileza, ainda mais depois do ótimo almoço que tivemos.
Se estiverem planejando uma viagem no outono, Karuizawa é uma opção bem agradável tanto aos olhos quanto gastronomicamente.
Vai lá!
Natural Cafeína – Karuizawa, Nagano
25 Karuizawahigashi, Karuizawa-machi, Kitasaku-gun, Nagano-ken, 389-0104
https://goo.gl/maps/