Falar em público para dividir as minhas pesquisas sobre o Japão é, sem dúvida, uma alegria e uma grande honra. Vida profissional, turismo, conexões filosóficas, cultura, arquitetura, cinema: tenho recebido convites incríveis para falar do país, abordando temas diversos. Aqui vai um pouquinho do que tem rolado!
“Turismo sustentável no Japão” | Japan House SP + Feira de Intercâmbio e Estudos no Japão (2021)
Nessa webinar mediada pelo Eric Klug, presidente da Japan House São Paulo, feita em parceria com a Feira de Intercâmbio e Estudos no Japão, apresento alguns exemplos de turismo sustentável no Japão, como o caso das ilhas de Naoshima e Teshima, e também falo da minha experiência na Casa de Cedro de Yoshino. Falo de arquitetura, arte e de como o turismo pode ser benéfico para as populações locais.
“Japão: expectativa, realidade e estereótipos”| XVII Encontro Latino-Americano Gaimusho Kenshusei (2020)
A convite da associação nikkei Gaimusho Kenshusei, dividi um painel mediado por Rodolfo Wada com convidados de peso: o sr. Takahiro Nakamae, embaixador do Japão na Argentina, e Kenitiro Muto, diretor de Marketing do Google Japan. Apenas 😱. Nesta apresentação, faço uma análise do que é disseminado sobre o Japão nos conteúdos produzidos para Internet e de como isso contribui para reforçar um imaginário de estereótipos. Vídeo completo aqui.
“Tabibito: Desmistificando o Japão em 10 questões” | Aliança Cultural Brasil-Japão, São Paulo (2020)
A Aliança Cultural Brasil-Japão me recebeu para uma palestra em me propus a esclarecer pontos importantes quando planejamos uma viagem ao Japão: comida, valores, melhor época, hospedagem, entre outros assuntos. Foi muito especial poder compartilhar um pouco das minhas dicas e experiências para um auditório lotado!
“Onde está o omotenashi?” | Shiseido Brasil (2019)
Palestra na convenção nacional de promotores da marca
Para reforçar o conceito de “omotenashi”, o espírito de hospitalidade dos japoneses, a Shiseido Brasil me convidou para fazer uma palestra na convenção anual destinada a seus promotores de venda.
“Omotenashi, xintoísmo e coletivismo: como valores japoneses podem transformar nossas relações” | Coworking Camp: Conexões (2018)
Local: Fazenda Santa Esther, Amparo/SP (abril 2018)
Tendo em mente o tema central do evento, “Conexões”, levei para a Fazenda Santa Esther uma conversa sobre espiritualidade, filosofia, respeito pelo coletivo e outros conceitos que embasam a cultura japonesa e que podem transformar nossa forma de nos relacionarmos com o mundo.
A cada nova edição, o Coworking Camp propõe uma semana cheia de inspirações e experiências num ambiente mágico, com direito a pé na grama e banho de cachoeira. Foi um enorme prazer fazer parte da seleção de convidados, que contava ainda com Alexandra Loras, Mayumi Sato, Wallace Ruy, entre muitas outras pessoas incríveis. Só tenho a agradecer a Renata Alamy, curadora maravilhosa. Se quiser saber mais sobre o evento, dá uma lida nesse artigo da Janara Lopes, do IdeaFixa, que também esteve por lá!
Japão: o que temos a aprender com essa cultura de tradições milenares? | Insights – Christiano Moreno Consultoria em RH (2018)
A convite da Christiano Moreno Consultoria em RH, selecionei alguns conceitos e valores da cultura japonesa que podem ser aplicados na nossa vida profissional – um tema que eu venho querendo desenvolver desde que escrevi este post sobre a Shiseido e o omotenashi nas empresas. Com a colaboração da consultora de RH Maria Paula Girardi, ideias como hospitalidade, coletivismo e a filosofia por trás da cerimônia do chá foram transpostos para o mundo corporativo num papo que reuniu muita gente bacana lá no WeWork Faria Lima, em São Paulo.
“Desmistificando o Japão em 10 questões” | Tabibito: Olhares sobre o Japão contemporâneo
Local: Japonique, São Paulo/SP (junho 2018)
“O Japão é caro?”, “vou sobreviver sem falar japonês?”, “os japoneses são frios?” e outras dúvidas sobre turismo no Japão foram esclarecidas sem firulas nesse papo intimista idealizado pelo meu parceiraço Roberto Maxwell, da agência Tabiji, e apoiado pela loja Japonique. Feito para um grupo de aproximadamente 20 interessados, o papo fluiu como se estivéssemos na sala de casa, com muitas dicas de como planejar sua viagem fugindo das pegadinhas e mitos que são divulgados por aí. Viagem real, turismo local, experiência de verdade.
“A cumplicidade na solidão” | Hello Cinema – Hello Cidades Motorola na edição do filme “Encontros e Desencontros”
Local: CCSP – Centro Cultural São Paulo, São Paulo/SP (julho 2018)
Que prazer poder falar das minhas pesquisas sobre o Japão no terraço delicioso do CCSP, antes da exibição do filme “Encontros e Desencontros”, de Sofia Copola. Natália Garcia, do Cidades para Pessoas, Karina Oliani, da Pitaya Filmes, e eu falamos da nossa relação com cidades, arquitetura, filosofia, relacionamentos e linguagem cinematográfica, num papo muito gostoso mediado por Juliana Sabbag, do projeto Cinema na Mesa. Muito obrigada Motorola e Renata Alamy, mais uma vez <3