Para mim, o Japão é um país de sonoridades. Tem os faróis de pedestres que ecoam o pio de passarinhos, os corvos que gritam por toda parte, fora as melodias das estações trens. Nesse episódio do podcast Peach no Japão, faço uma compilação de tudo o que acho mais característico desse universo sonoro, trazendo algumas curiosidades sobre cada um deles.
[spreaker type=player resource=”episode_id=29560546″ theme=”light” autoplay=”false” playlist=”false” cover=”https://d3wo5wojvuv7l.cloudfront.net/images.spreaker.com/original/1019bd37962a99b4b13871182e1bfbd7.jpg” width=”100%” height=”400px”]
Para ouvir, clique aqui: https://www.spreaker.com/user/11460621/podcast-7-sons-do-japao-peach (também disponível no Spotify, Deezer, Apple e Google como “Peach no Japão”)
E, como de costume, aqui apresento algumas referências do que falo no áudio.
Corvos e cabides
Dá para acreditar que os os corvos roubam cabides para construir ninhos? O casal de fotógrafos brasileiros Ale Nakid e Vitor Santana, da Libélula Fotografia (@libelulafotografia), flagrou o delito da varanda do apartamento onde moram em Tóquio e fez essas fotos sensacionais.
Mais façanhas dos corvos
No meio da pesquisa de conteúdo para fazer esse podcast, acabei me perdendo no meio de tanta matéria sobre as coisas incríveis que os corvos fazem. Vou compartilhar aqui algumas delas:
- Corvo imita comportamento dos humanos e tenta comprar um bilhete de trem com um cartão de crédito roubado (sim, o vídeo é tão surreal quanto essa chamada): https://soranews24.com/2018/05/05/crow-surprises-japanese-commuters-by-attempting-to-buy-train-ticket-from-a-machine%E3%80%90video%E3%80%91/
- Corvos derrubam castanha na faixa de pedestres para que carros passem por cima para quebrar a casca:
- Corvo “pede” para homem quebrar uma noz pisando em cima: https://soranews24.com/2014/11/11/why-hello-there-crow-how-can-i-be-of-service/
Melodias das estações de trem no Japão
Confere esse meu post para ouvir mais “eki-melos”, os temas musicais que tocam nas estações avisando que o trem está para partir.