Com um dos aluguéis mais caros do mundo, os apartamentos de Tóquio tendem a ser muito pequenos. E, por “pequeno” aqui, não estou falando de 40 ou 50m2. Algumas unidades chegam a ter 8 metros quadrados!
Morar em lugares pequenos sempre me rendeu várias lições, como consumir de forma mais consciente, já que os espaços de armazenamento são limitados. E agora, nesses tempos pandêmicos, a quarentena vem me trazendo novos devaneios. Assim como para muitos de vocês, o fato de ter que ficar em casa me faz repensar a minha relação com a moradia.
Nesse terceiro episódio do podcast Peach no Japão, além das minhas reflexões, vocês vão poder conferir os comentários da arquiteta Teresa Mascaro, de São Paulo. Ela fala sobre lições que podemos aprender com a arquitetura japonesa para aproveitar pequenos espaços, além de refletir sobre o funcionamento da casa nesse momento de quarentena.
[spreaker type=player resource=”episode_id=26267479″ theme=”light” autoplay=”false” playlist=”false” cover=”https://d3wo5wojvuv7l.cloudfront.net/images.spreaker.com/original/1019bd37962a99b4b13871182e1bfbd7.jpg” width=”100%” height=”400px”]
Clique nos links para ouvir no Spotify, no Spreaker, na Apple, no Google. No Deezer também está disponível! Procure por “Peach no Japão” 😉
E aqui vão algumas referências dos assuntos que comentamos no episódio:
Cidades com os aluguéis mais caros do mundo: veja o resultado da pesquisa do Deutsch Bank aqui
Meus posts relacionados
- Armário ideal é aquele que cabe numa mala de viagem
- Duas bocas de fogão e outros pequenos luxos dos minúsculos apartamentos em Tóquio
Sobre o estudo “Pao: Dwellings For the Tokyo Nomad Woman”, de Toyo Ito
- Práticas quotidianas aceleradas, ou onde vive Kazuyo Sejima?, de Inês Moreira e Yuji Yoshimura
- Os novos nômades, de Guilherme Wisnik
Referências visuais