Mais conhecido pela floresta de bambus, o distrito reserva também outros encantos para uma day trip saindo do centro de Kyoto
Rodeada por montanhas, a antiga capital japonesa combina elementos tradicionais e paisagens de encher os olhos, apresentando uma atmosfera muito diferente da de Tóquio. Além do Monte Kurama, outro destino da região que impressiona é Arashiyama, que fica a 10km do centro.
Uma das atrações turísticas mais conhecidas do distrito, a floresta de bambus com certeza merece o seu destaque. Mas uma coisa que pouca gente comenta é como o caminho para chegar até lá é lindo! Fiquei encantada, a começar pelos trens super estilosos da companhia Hankyu, que partem do centro de Kyoto e leva até a estação de Arashiyama.
Ao sair da estação, o visual é dominado pela natureza. Casas de madeira ocupadas por lojas e restaurantes se misturam ao verde das montanhas, cortadas pelo rio Hozu.
A floresta de bambus fica ao norte da entrada do santuário Tenryu-ji, a 15 minutos de caminhada da estação Arashiyama Hankyu. A leve curvatura dos bambus forma uma espécie de túnel natural, tornando o trajeto de cerca de 500 metros realmente especial.
Se bater a preguiça no meio da caminhada, uma opção é fazer como essas duas mocinhas e pegar uma carona em um jinrikisha (人力車), uma espécie de carroça de duas rodas puxada por uma pessoa. Aliás, foi a palavra japonesa que deu origem ao que chamamos em português de riquexó.
Arashiyama oferece também outras atrações, como templos, passeios de barco e ruas preservadas do início da era Meiji (1868 – 1912). É legal conferir o site Japan Guide, que sempre traz informações práticas super atualizadas e precisas: http://www.japan-guide.com/e/e3912.html
Como chegar
Da estação Kawaramachi ou Karasuma no centro de Kyoto (Shijo Street), pegue a Hankyu Main Line até a estação Katsura e mude para a linha Hankyu Arashiyama, que leva até Arashiyama. O percurso leva uns 20 minutos e custa 220 ienes (também é possível ir com trens da JR – veja no link acima do Japan Guide).