No terceiro vídeo sobre arquitetura e turismo, mostro duas obras de arquitetos contemporâneos japoneses em Koenji, um bairro mais boêmio e alternativo de Tóquio.

Uma delas é o teatro Za-Koenji, desenhado pelo Toyo Ito, ganhador do prêmio Pritzker de 2013. Tantas bolinhas até lembram o trabalho da Yayoi Kusama, mas, aqui, o arquiteto propõe brincadeiras óticas: luz x sombra, real x artificial.

za_koenji_peach_japao_toquio_toyo_ito

Café Henri Fabre, do teatro Za-Koenji

Outra sugestão pra quem está pelo bairro é passar pela NA House, do Sou Fujimoto. Quem me deu a dica dessa incrível casa de vidro foi a Teresa Mascaro, arquiteta que, durante sua viagem ao Japão, uns anos atrás, foi para Koenji justamente para ver essa obra. Acabou que ela ficou encantada com “o charme camuflado” do bairro.

São dela as fotos de Koenji que aparecem no vídeo, mostrando os botecos simples, brechós e casas rústicas e super charmosas. Fotografar fachadas de casas japonesas, aliás, é uma coisa irresistível pra mim também. Me dei conta disso quando vi essa série do Heath Carney, um fotógrafo australiano que gentilmente cedeu uma foto da casa de vidro para eu usar no vídeo.

E é assim, com colaborações especiais (obrigada Teresa e Heath!), que encerro essa série – pelo menos por enquanto! Vocês sabem que eu não aguento ficar muito tempo sem falar de arquitetura… 😉

Como chegar lá: o Za-Koenji fica a alguns minutos de caminhada da saída norte da estação de Koenji, indo sentido leste. Algumas esquinas antes de chegar lá, na avenida que segue paralela à estação, fica o restaurante de soba e udon onde eu parei pra almoçar. A NA House fica na parte sul. Esse mapa “Koenji Architecture” mostra direitinho as localizações e também sugere uma rota que passa por outros pontos interessantes.