Onde comer em Sapporo: guia de delícias na capital de Hokkaido

Curry soup com caldo de frutos do mar do Rojiura Samurai Curry (Foto: Carlos Kato)

Dentre todos os lugares que já visitamos no Japão, a região de Hokkaido é uma das nossas preferidas. A vibe é um pouco diferente das outras regiões, com a natureza sendo o grande destaque, além da comida é claro.

Vista de Sapporo, com montanhas ao fundo (Foto: Carlos Kato)

O clima de interior prevalece nas cidades e mesmo Sapporo sendo a capital e maior cidade de Hokkaido, ainda mantém aquele ar de tranquilidade, principalmente com os charmosos bondinhos rodando pelas ruas trazendo um ar “vintage” para completar o cenário.

Bondinho charmoso de Sapporo, capital de Hokkaido (Foto: Carlos Kato)

Barraquinha de milho e batata doce nas ruas de Sapporo (Foto: Carlos Kato)

Entre as comidas que fazem jus à fama estão os frutos do mar, o leite e seus derivados (metade da produção de leite do Japão sai de Hokkaido), legumes como batata e milho e o famoso miso ramen.

Ramen Yokochō: ruela com diversas opções de restaurantes especializados no macarrão

Sapporo é famosa por seu miso ramen e tem até um “Ramen Yokochō“, um pouco diferente dos yokochōs de outras cidades pois o mais comum são aqueles com izakayas (a Piti já deu algumas dicas sobre os charmosos yokochōs de Tokyo). São 17 restaurantes que servem apenas ramen e fica bem difícil escolher em qual deles comer. Nós fomos em 2, no Teshikaga e no Kunimitsu.

O Teshikaga tem um miso ramen forte e denso com três tipos de carne de porco entre os toppings. Umas delas é grelhada na hora e tem um sabor fantástico. E para deixar a noite mais agradável o senhor que preparava os ramens, chamado, era super simpático e ficou conversando conosco, falando sobre seus hobbies, sobre o inverno rigoroso e até nos ensinou algumas palavras do dialeto de Hokkaido.

Kazu-san no comando do Teshikaga (Foto: Carlos Kato)

O Kunimitsu tem um ramen um pouco mais suave e, entre os toppings, saborosas vieiras.

Ramen do Kunimitsu, em Sapporo (Foto: Carlos Kato)

Ramen do Kunimitsu, em Sapporo (Foto: Carlos Kato)

Outro prato que nos conquistou foi o Curry Soup. Originária de Sapporo, a sopa leva diversos legumes frescos em um caldo super rico em sabor. Existem vários restaurantes especializados nesse prato e nós acabamos indo várias vezes no Rojiura Samurai Curry pois gostamos muito dele. É possível escolher entre os especiais do mês ou então a partir do menu fixo, onde você escolhe o nível de pimenta, o tipo de caldo (normal, com leite de côco ou leite de soja), os acompanhamentos e a quantidade de arroz.

Curry soup com topping de frango do Rojiura Samurai Curry (Foto: Carlos Kato)

Eu sempre pedia o chikin to ichinichibun no yasai ni jū hinmoku  (チキンと一日分の野菜20品目) ou “frango com 20 tipos de legumes que você deve comer por dia”. Ah, e você escolhe como quer o frango (uma sobrecoxa enorme), com a pele crocante (パリパリ) ou macia (やわらかい).

Curry soup com caldo de frutos do mar do Rojiura Samurai Curry (Foto: Carlos Kato)

A Denise sempre pedia o caldo a base de frutos do mar.

E para fechar o dia nada melhor que os pudins da Purin Honpo. Uma pequena lojinha com horário inusitado (17:00 ~ 02:00) no agitado bairro de Susukino. Com inúmeros sabores fica bem difícil fazer a escolha. Mas ao lado dos pudins expostos na geladeira existem indicações do nível de açúcar e do sabor de ovo (tem gente que não gosta daquele sabor residual forte de ovo que fica depois de comer um pudim). Nada mais japonês do que essas indicações.

Pudins da Purin Honpo, em Sapporo, Hokkaido (Foto: Carlos Kato)

Pudins da Purin Honpo, em Sapporo, Hokkaido (Foto: Carlos Kato)

Teshikaga e Kunimitsu
弟子屈ラーメン横丁店
〒064-0805 Hokkaidō, Sapporo-shi, Chūō-ku, Minami 5 Jōnishi, 3 Chome, ラーメン横丁
https://goo.gl/maps/jK9BsHLqkoq

Rojiura Samurai Curry
スープカレーSAMURAI.さくら店
〒060-0063 Hokkaidō, Sapporo-shi, Chūō-ku, Minami 3 Jōnishi, 6 Chome−1−3
https://goo.gl/maps/DR7SJEApAPy

Purin Honpo
Susukino Purin
〒064-0804 Hokkaidō, Sapporo-shi, Chūō-ku, Minami 4 Jōnishi, 3 Chome, 第3グリーンビル
https://goo.gl/maps/5tp6RiTzeZG2

Compartilhe:

Comentários

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *