Compras em Tóquio: 6 lojas para encontrar de tudo um pouco

Village Vanguard, Shibuya (Foto: chinnian / Creative Commons)

Para quem não tem muito tempo (ou paciência) para bater perna em Tóquio na hora de fazer compras, aqui vai uma listinha de lojas que reúnem vários tipos de artigos num lugar só! São lojas onde vou com bastante frequência, seja para comprar presentes e coisas para casa, ou mesmo só para dar uma fuçada, pois tem muita coisa bacana/engraçada/estilosa para ver.

Village Vanguard

Auto-entitulada “exciting bookstore”, ela oferece muito mais que livros. Em meio a corredores e estantes que formam uma espécie de labirinto, a loja tem uma imensidão de cacarecos, objetos de design e aquelas coisas meio inúteis que adoramos. Tem uma área dedicada à ícones da cultura pop, como Star Wars e Akira, prateleiras e mais prateleiras com mangás, além de artigos de viagem, CDs de bandas japonesas alternativas, eco bags estilosas, artigos de papelaria, fantasias, chapéus em formato de emoji (sim, tem de 💩) – ou seja, MUITA COISA (e tranqueira). Os livros também passam por uma curadoria bem variada e curiosa: encontramos desde publicações fofas sobre gatos a livros com fotos de japonesas lambendo maçanetas (deve ser por isso que é “exciting” 🤔). Mas também encontramos livros mais “normais” de arte e design – já comprei, por exemplo, um livro sobre a Yayoi Kusama para presentear um amigo. Quem me levou pra conhecer a Village Vanguard de Shibuya (que eu acabei de descobrir que fechou!! 😭) foi o fotógrafo Diego Lajst e, desde então, a recomendo para todos meus amigos que visitam Tóquio.

Falando em Yayoi Kusama… (Foto: chinnian / Creative Commons)

Site: http://village-v.co.jp/ 

Endereço (cliquem nos links para abrir o mapa): Shimokitazawa e Shinjuku (dentro do Lumine Est)

Tokyu Hands

Tokyu Hands (Foto: Jonathan Lin)

Comparada com a Village Vanguard, a Tokyu Hands é bem mais arrumadinha e sofisticada. É uma loja de departamentos em que cada andar é especializado num tema: artigos para casa, apetrechos para viagem, papelaria (e que papelaria!), cosméticos, ferramentas para bricolagem (ótimo para quem curte um faça-você-mesmo) e outros artigos bem bacanas fabricados no Japão (jogos, brinquedos, panos para furoshiki, garrafas térmicas, marmitas, imãs em formato de sushi, etc). Tem vários endereços em Tóquio, mas só conheço a de Shinjuku e a de Shibuya (e prefiro a primeira).

Site: https://www.tokyu-hands.co.jp/foreign.html

Endereço (cliquem nos links para abrir o mapa): Shinjuku, Shibuya

Muji

Loja que aposta em minimalismo combinado à alta qualidade de materiais, deixa encantado quem curte design e uma pegada mais natural. O nome vem de “mujirushi ryouhin” (無印良品) e significa “produtos sem marca”. Para criar produtos simples, duráveis e que melhoram nosso dia-a-dia, a loja foca na eliminação de excessos, dentre eles, a própria marca. Isso seria na teoria, já que, paradoxalmente, a Muji se transformou numa marca consolidada, que espalha seu conceito até mesmo fora do Japão (e em breve estará numa pop-store na Japan House, em São Paulo). Lá você encontra muitos itens para casa, móveis, roupas, comidinhas saudáveis, cosméticos, artigos de viagem e coisas práticas pra carregar na mochila. Quem ama o estilo Muji de viver, em breve poderá até comprar uma cabaninha assinada por eles, a Muji Hut – mas, por enquanto, só no Japão! Aproveite para conhecer também o café e o restaurante, que são bem gostosinhos.

Muji de Yurakucho (Foto: chinnian/Creative Commons)

Site: http://www.muji.eu/index.asp

Endereço (cliquem nos links para abrir o mapa): Shinjuku, Shibuya, Yukakuchō

Donki (ou Donkihote)

Pra mim, ainda é um mistério porque essa loja faz alusão a Dom Quixote e tem como mascote um pinguim azul. Diferente das lojas anteriores, a Donki faz um estilo bem popularzão, meio 25 de Março ou Teodoro Sampaio, e vende de tudo: comida, roupas, fantasias, cacarecos, utensílios domésticos, equipamentos esportivos, eletrônicos, coisas para carros, bolsas, malas, bicicletas, cosméticos… O ambiente pode parecer meio caótico, com corredores apertados e boias de piscina penduradas na fachada, mas o atrativo são os preços camaradas. Ahh, não sei se são em todas as unidades, mas tem também um cantinho que funciona como um sex shop, cheio de produtos que mostram bem até onde vai a criatividade dos japoneses 😱😱.

Donki (Foto: Evan Blaser/Creative Commons)

Site: http://www.donki.com/

Endereço (cliquem nos links para abrir o mapa): Shinjuku, Shin-Okubo, Ikebukuro

Daiso

A maior rede de lojas de produtos a 100 ienes pode não ser novidade para quem tem acompanhado a invasão da rede em São Paulo. Ainda assim, vale a pena dar um pulo na loja de Harajuku, a maior de Tóquio, e encher a cestinha. Acho ótimo para comprar lembrancinhas japonesas (hashis, wasabi, bolachas, brinquedos, caderninhos fofos) e também para comprar coisas para casa (potes, cabos, adaptadores, lixeiras, organizadores, materiais de limpeza). Nas seções dedicadas a pets, jardinagem e cozinha tem muita coisa bacana que a gente desacredita que custa menos de 1 dólar.

Daiso de Harajuku (Foto: Amy Jane Gustafson/Creative Commons)

Site: http://www.daisojapan.com/

Endereço (cliquem no link para abrir o mapa): Takeshita Street, Harajuku

Bic Camera

Sempre ouvimos falar em Akihabara como o paraíso dos eletrônicos, então, logo que precisei comprar algo do gênero na primeira vez que estive no Japão, fui correndo para o bairro. Só depois descobri que em Shinjuku, estação central de Tóquio (e perto de onde eu morava), tinha uma Bic Camera bem grande, com bastante variedade de laptops, tablets, câmeras, fones de ouvido, caixinhas de som, gravadores, microfones, etc. Junto com a Yodobashi Camera, ela é uma das redes de eletrônicos mais famosas do Japão. Lá a gente também encontra eletrodomésticos, cosméticos, medicamentos, bebidas, itens esportivos e utensílios para casa. O único problema dessa Bic Camera de Shinjuku (que divide o prédio com a Uniqlo, formando a Bicqlo) é a musiquinha de fundo IN-FER-NAL, reproduzida em looping, que faz você não querer passar mais de 10 minutos dentro da loja (mas às vezes é necessário).

Bicqlo em Shinjuku: Bic Camera e Uniqlo num lugar só (Foto: Ian Kennedy/Creative Commons)

Site: http://www.biccamera.co.jp.e.lj.hp.transer.com/shopguide/index.html

Endereço (cliquem no link para abrir o mapa): Shinjuku

Todas as lojas possuem várias unidades em Tóquio e também fora da capital. Se quiser ver outras localizações que sejam mais convenientes, entra no site ou dá uma pesquisadinha no Google 😉

(Mais uma pauta sugerida pela querida Kátia Campos, que sempre acompanha meus posts! :))

 

 

Produtora de conteúdo interessada em cultura e artes, juntei meu fascínio pelo país de origem dos meus avós com a minha paixão por compartilhar histórias para criar o Peach no Japão. Aqui vocês encontrarão devaneios sobre cultura japonesa, histórias de viagem e dicas que não estão nos guias 😉
Compartilhe:

Comentários

comments

Filed under Dicas valiosas, Tóquio

Produtora de conteúdo interessada em cultura e artes, juntei meu fascínio pelo país de origem dos meus avós com a minha paixão por compartilhar histórias para criar o Peach no Japão. Aqui vocês encontrarão devaneios sobre cultura japonesa, histórias de viagem e dicas que não estão nos guias ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *