Por que as mulheres no Japão usam um chaveiro que sinaliza a gravidez?

“Tenho um bebê na barriga”. Com esta frase estampada num chaveirinho que pode ser pendurado na bolsa, na carteira ou numa corrente, as futuras mamães no Japão reivindicam a prioridade nos assentos dos transportes públicos sem precisar dirigir uma única palavra a quem quer que seja.

“Onaka ni akachan ga imasu”

A distribuição dos acessórios, que podem ser obtidos gratuitamente nas estações de trem, hospitais e em órgãos públicos, faz parte de uma iniciativa do Ministério da Saúde japonês ligada à saúde das mulheres grávidas, lançada em 2006.

Essa sinalização é considerada bastante útil no início da gravidez, período em que a barriga quase não é perceptível mas que pode ser devastador em termos de enjôo e cansaço. Mas nem sempre ela funciona. Conheço mulheres que, mesmo ostentando o chaveirinho e um belo de um barrigão, repararam num efeito mágico que a gravidez pode causar nos outros: a sonolência repentina daqueles que ocupam os assentos prioritários nos trens lotados. 😛

(Se gostou de saber dessa curiosidade, talvez você também se interesse por este post, sobre como broches podem prevenir assédios no Japão)

 

Compartilhe:

Comentários

comments

Filed under Devaneios

Produtora de conteúdo interessada em cultura e artes, juntei meu fascínio pelo país de origem dos meus avós com a minha paixão por compartilhar histórias para criar o Peach no Japão. Aqui vocês encontrarão devaneios sobre cultura japonesa, histórias de viagem e dicas que não estão nos guias ;)

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *