Depois do sushi, o ramen talvez seja o prato japonês mais popular e conhecido pelo mundo. Mas muita gente ainda o associa com aquele “miojo” prático do supermercado mas que, no fundo, não tem nada a ver.

O ramen apesar de parecer simples é um prato trabalhoso pois o caldo é complexo e leva a alma do restaurante. São muitas variações partindo do shio (sal), shoyu, missô e tonkotsu, sendo assari (leve) ou kotteri (denso). Existem ainda as versões regionais, cada qual com suas características.

O macarrão também é um caso à parte, podendo ser grosso ou fino, firme ou mais macio. Além disso existem algumas variações como o tsukemen, onde o macarrão é servido separado do caldo, e o abura soba, que tem um óleo condimentado no lugar do caldo.

Recentemente um amigo japonês nos levou para conhecer um ramen-ya que faz seus caldos utilizando o peixe pargo resultando em um ramen leve, saboroso e refrescante (ou “sappari” como eles costumam dizer). O local como tantos outros ramen-ya é pequeno mas aconchegante, comportando em torno de 10 pessoas apenas.   

O macarrão fino é acomodado no bowl de uma maneira tão bela que fica difícil não contemplar antes de comer.

Um pequeno chawan de arroz é servido junto para que no final você coloque o caldo que sobrar nele fazendo uma espécie de ochazuke.

Para aqueles dias não muito frios ou tarde da noite é um ramen ideal pois é leve e ao mesmo tempo reconfortante.

Tai Shio Soba Touka – 鯛塩そば 灯花

Preços
Tai shio soba: ¥ 800 (este ramen também é chamado de soba pois sua composição leva a farinha de trigo de sarraceno)

Endereço
Japan, 〒160-0006 Tōkyō-to, Shinjuku-ku, Funamachi, 12, 舟町 12-13 石原 ビル 1F
+81 3-3354-3303
https://goo.gl/maps/zz4N8iEWr3z
O acesso mais fácil é pela saída A1 da Estação Akebonobashi, Shinjuku Line da Tokyo Metro-Toei

Site
Não tem