Bueiros japoneses e a relação entre arte e esgoto

Tampa de bueiro em Kitakami, Iwate (Foto: Piti Koshimura)

Como sensibilizar a população para a importância dos gastos públicos com redes de esgoto? Foi com esse intuito que, na década de 80, o governo japonês passou a permitir a estilização de tampas de bueiro pelos municípios, na tentativa de conscientizar as pessoas de que boa parte do dinheiro arrecadado estava bancando os dispendiosos projetos de saneamento básico.

As prefeituras ficaram tão animadas que passaram a criar artes de vários temas: árvores nacionais, símbolos das cidades, paisagens, pássaros, flores… Começaram a surgir competições entre os municípios para eleger os melhores designs e foi criada a Sociedade de Tampas de Bueiro do Japão, cujo site mostra atualizações diárias das instalações de tampas (não percam os últimos updates! rs). Tudo para fazer com que os pedestres olhem pra baixo e apreciem por onde andam – e por onde vai o dinheiro dos impostos.

Gosto muito quando as tampas estampam símbolos da cidade ou do país, como essas:

Óbvio que essa é de Nara, onde os veadinhos ficam soltos pela cidade (Foto: coniferconifer/Creative Commons)

Flores de cerejeira ilustram essa tampa de bueiro em Ueno, Tóquio (Foto: Piti Koshimura)

Quem ficou interessado no assunto, vai curtir o trabalho do fotógrafo S. Morita, que clicou mais de mil tampas de bueiro pelo Japão inteiro. Aqui vai uma amostra:

Diversas tampas de bueiro estilizadas no Japão, em cliques do fotógrafo S. Morita

Produtora de conteúdo interessada em cultura e artes, juntei meu fascínio pelo país de origem dos meus avós com a minha paixão por compartilhar histórias para criar o Peach no Japão. Aqui vocês encontrarão devaneios sobre cultura japonesa, histórias de viagem e dicas que não estão nos guias 😉
Compartilhe:

Comentários

comments

Filed under Artes e Design

Produtora de conteúdo interessada em cultura e artes, juntei meu fascínio pelo país de origem dos meus avós com a minha paixão por compartilhar histórias para criar o Peach no Japão. Aqui vocês encontrarão devaneios sobre cultura japonesa, histórias de viagem e dicas que não estão nos guias ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *