Meses atrás, escrevi sobre a atendente fofa de um restaurante, que fez questão de fazer uma pesquisa na internet para poder esclarecer uma dúvida que eu tinha de japonês. Fiquei devendo um novo texto sobre o jantar dessa noite, que, com certeza, vale um novo post.

Na cidade de Kitakami, a cerca de 500km ao norte de Tóquio, fomos conhecer o Kitakami-gawa, restaurante especializado em washoku  (和食), ou seja, culinária tradicional japonesa. Instalados no tatami, numa das salinhas separadas por portas de correr, o ambiente não poderia ter sido mais acolhedor.

Olhem a simpatia do garçom – junto da sua recomendação de saquê 🙂

Foi essa mocinha que fez uma pesquisa no celular só para nos ajudar numa dúvida de japonês. Que fofa!

Depois de folhear o extenso cardápio, decidi pedir um tipo de refeição chamada ozen ou gozen (御膳), em que é possível saborear vários tipos de especialidades, servidas em pequenas porções. Saber que um chawanmushi fazia parte do menu definitivamente facilitou minha escolha! Pra quem não sabe, falo mais sobre o amor que tenho por essa iguaria aqui.

No hime gozen (姫御膳) – refeição de princesa (rs) – foi servido tempura, arroz, sashimi, vegetais da estação, alguns frutos do mar, tsukemono, uma sopa e o chawanmushi. Tudo, absolutamente tudo, feito e apresentado com a maior delicadeza do mundo. Em cada pedacinho de legume dá pra imaginar todo o cuidado e atenção que envolve a preparação de especialidades como essas.

Reparem no corte do cabotchá (a abóbora japonesa), imitando uma plantinha <3

Além de lindo, para comer com os olhos, o sabor não deixou a desejar. Assim como na refeição kaiseki (sobre a qual escrevi um pouquinho aqui), percebe-se um equilíbrio entre sabores, texturas e cores, tornando o resultado bastante harmonioso.

A qualidade na apresentação e nos sabores foi mantida até o final, com esse bolo delicioso feito de matchá, acompanhado de frutas e um molhinho de manga que estava impecável. Sou dessas que não ligam tanto para doces, mas viajaria esses 500km entre Tóquio e Kitakami só para provar de novo essa sobremesa!

Esse tipo de refeição pode ser encontrado em restaurantes mais tradicionais. Mas, se tiverem a oportunidade de conhecer o Kitakami-gawa, ele fica a 10 minutos da estação Kitakami (mapa aqui). O hime gozen custa 2160 ienes, equivalente a cerca de 60 reais. Ou seja, jantar da realeza acessível aos plebeus! 😛