Depois de passar um tempo praticando um novo idioma, a gente começa a entender que o uso de certas palavras vai muito além daquele significado do dicionário

No vídeo dessa semana, a ideia foi escolher uma palavra especial em japonês, daquelas que a gente não consegue excluir do vocabulário, nem mesmo quando falamos em outra língua.

Natsukashii ( 懐かしい ) é uma palavra que aprendi quando estudei em Tóquio, há alguns anos, mas foi só com o tempo que fui entendendo melhor seu significado e suas aplicações no dia-a-dia. No discurso que fiz para o concurso da escola em 2014, fiz uma espécie de comparação entre natsukashii e saudade, concluindo que a palavra em português carrega um tipo de sentimento que não encontramos na sua prima japonesa.

Hoje em dia, depois de ter observado em quais contextos a palavra japonesa é usada, entendo melhor o que ela quer dizer. Natsukashii também exprime algo que não encontramos na saudade.

Enquanto a gente tem vontade de “matar” a saudade e resolver essa sensação de falta ou de ausência, natsukashii é aquele sentimento de nostalgia provocado por alguma coisa – seja um lugar, um cheiro, um sabor, uma música – que traz à tona um conjunto de memórias gostosas, que ficam ali, disponíveis para que sejam relembradas e apreciadas.

(look delicado, combinando com o assunto, sugerido pela Satiko+Isabel <3)