Aniversário de um ícone da fotografia japonesa

Da série "Sentimental Journey", de Nobuyoshi Araki (1971)

Nobuyoshi Araki completou 76 anos na semana passada e lá estava eu, numa galeria em Tóquio, cantando “Happy Birthday to You” a um dos maiores nomes da fotografia contemporânea japonesa.

Como é que isso foi acontecer?

Quem acompanha o blog desde o começo, deve se lembrar que ele foi assunto deste post, de quase três anos atrás, quando conheci seu trabalho na exposição LOVE, do Mori Museum, em Tóquio.

Araki era casado com Yoko, que foi sua musa em diversos trabalhos, dentre eles: Sentimental Journey, série feita durante a lua-de-mel do casal, e Winter Journey, série feita nos dias que antecederam sua morte e, posteriormente, retratando sua ausência.

Todos os anos, no dia 25 de maio, a galeria Taka Ishii comemora o aniversário do fotógrafo com a abertura de uma exposição solo, que normalmente conta com a presença do homenageado. Eu, que tenho a sorte de ter conhecido só gente incrível no Japão, fui a convite do Mizuaki, um amigo japonês que sempre me leva para lugares sensacionais.

A celebração contou com uma banda que participa dessa festa há 13 anos, e foram eles que conduziram o “parabéns pra você”, com direito a bolo e champagne.

Araki ganhou presentes, discursou e arrancou risadas do pessoal.

Aproveitando a ocasião, no mesmo prédio da galeria estava rolando uma outra exposição dedicada ao fotógrafo. O IMA Concept Store é um espaço muito legal que mistura galeria, livraria e espaço para workshops e palestras sobre fotografia. Lá, puder ver todas as contact sheets do projeto Sentimental Journey, sem edição, exibidas de forma inédita. Incrível.

Quando escrevi sobre o Araki pela primeira vez, nunca imaginei que alguns anos depois fosse estar cara-a-cara com ele. O aniversário nem era meu, mas fiquei tão feliz de presenciar tudo aquilo que com certeza essa experiência vai ficar na pastinha “inesquecível” da minha memória.

Produtora de conteúdo interessada em cultura e artes, juntei meu fascínio pelo país de origem dos meus avós com a minha paixão por compartilhar histórias para criar o Peach no Japão. Aqui vocês encontrarão devaneios sobre cultura japonesa, histórias de viagem e dicas que não estão nos guias 😉
Compartilhe:

Comentários

comments

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *