Por questões práticas, Kitakami, a 500km ao norte de Tóquio, foi a cidade escolhida para ver as flores de cerejeiras durante essa primavera no Japão. Quando cheguei aqui, no fim de abril, a temporada de sakura já tinha passado em boa parte do país. O jeito foi ir mais pro norte, região mais fria, onde as árvores florescem mais tarde.

E… uauuu! Não me arrependi da escolha! Essa simpática cidade com menos de 100 mil habitantes é conhecida como um dos três melhores lugares para ver as cerejeiras da região de Tohoku, norte da ilha de Honshu, a maior do Japão. A magia de tudo está nas 10 mil árvores de sakura que formam um túnel ao longo do rio Kitakami, na região que forma o parque Tenshochi.

As pétalas caíam, dançavam com o vento e deixavam o pavimento todo enfeitado. Lindo demais!

Hanami, o ato de apreciar as flores, é um programa para se fazer o dia inteiro. Durante a temporada das cerejeiras em Kitakami, o parque abriga uma grande variedade de barraquinhas de comidas típicas, que se torna uma atração à parte. Minha escolha para o almoço foi esse okonomiyaki, uma espécie de panqueca japonesa preparada numa chapa, com recheios variados (a única coisa que não gosto muito é quando usam muito molho pronto e maionese demais… mas no geral estava ok, apesar de parecer uma gororoba na foto :P).OkonomiyakiPeachnojapao

Esperei anoitecer para ver as lanternas acesas. E, pra ajudar, é nessa hora que a cidade fica mais charmosa!

Mesmo sendo um destino turístico recomendado na região, o parque estava bem tranquilo, muito diferente de quando fui ver as cerejeiras no parque Ueno em Tóquio. Isso me deixou mais feliz ainda. Não sei se é a idade chegando, mas tenho tido muita preguiça de enfrentar multidões ultimamente.

Indo de shinkansen (trem-bala), leva-se 3 horas para chegar a Kitakami, partindo de Tóquio. Outras informações práticas vocês podem ver no Japan Guide 😉