Essa semana conheci o Genki Sushi, um sushi de esteirinha (chamado aqui de “kaiten zushi”) super modernoso – claro, estamos no Japão!

Pra quem não conhece o sistema do sushi de esteira, eu recomendo que assistam esse vídeo do Roberto Maxwell, meu antecessor no Sem Fio aqui de Tóquio.

O Genki é um pouco diferente porque você faz o pedido por um tablet e não diretamente ao sushiman. E os sushis não ficam rodando aleatoriamente na esteira pois cada um é feito de acordo com a demanda dos clientes. Alguns minutos depois do pedido, o sushi vem pelo trilho e estaciona bem na sua frente.

O legal de todo kaiten zushi é que você pode se servir à vontade de chá verde. Em vários pontos do balcão tem essa torneirinha de água quente pra abastecer seu copo.

IMG_5579 IMG_5578

Um dos sushis que eu mais gosto é o bintoro (tuna albacore), um atum um pouco menor que o comum. Descobri esse peixe num sushi em San Diego (lembram Rose e Manne? :)) e até fui perguntar pro sushiman que peixe era aquele, tão gostoso. Aqui, uma duplinha custa cerca de USD 1,30 – baratíssimo.

IMG_5586

 

IMG_5577

YES! Chawan mushi!!!! Não tem nada a ver com peixe cru, mas, pra mim, esse é um pedido obrigatório nos sushis de esteira. Chawan mushi é uma espécie de creme/pudim feito a partir de ovos, com temperos à base de peixe, cogumelos, frango ou às vezes camarão. A receita de cada lugar varia um pouco, mas eu sempre encontro um gostinho de infância porque eu costumava comer esse prato quando ia com a família inteira em restaurantes japoneses mais tradicionais, em São Paulo, escolhidos pela minha avó.

IMG_5581